A Revista SBTI irá publicar trabalhos produzidos na área da Odontologia.
A Revista SBTI receberá artigos referentes aos seguintes gêneros textuais:
Artigos Acadêmicos.
Resenhas Críticas: de obras acadêmicas, literárias ou artísticas.
Relatos de Experiência: de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros.
Revisões Bibliográficas: desde que expressamente relacionadas às áreas da Odontologia.
Notas de Pesquisa: relatórios parciais e/ou finais de pesquisa.
Entrevistas: com expoentes e reconhecidas personalidades, (professores(as), pesquisadores(as), notórios saberes, lideranças sociais, artísticas).
A primeira etapa consiste em uma avaliação prévia, para ver se os trabalhos estão de acordo com as normas exigidas. Os trabalhos recebidos (artigos, resenhas, relatos de experiência, revisões bibliográficas, notas de pesquisas, entrevistas) que não estiverem de acordo com as normas da Revista SBTI serão devolvidos a seus autores, para as devidas adequações.
A segunda etapa consiste no encaminhamento dos trabalhos para avaliação dos pareceristas. Esses poderão exigir modificações e adequações, na estrutura ou no conteúdo dos textos. Esta submissão é avaliada por dois pareceristas. Se não houver divergência de opiniões sobre a publicação o trabalho será enviado para um terceiro parecerista.
A avaliação dos trabalhos levará em conta vários fatores, tais como: a coesão textual, lógica racional entre os argumentos apresentados, apresentação objetiva da problemática desenvolvida, diálogo com a literatura especializada, e finalmente, adequação do texto ao padrão culto da língua, mas de forma que o conhecimento possa ser socializado, sem prejuízo da qualidade da informação.
Geralmente o tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de três meses, desde que o trabalho seja “aprovado para publicação” nas duas avaliações. Caso contrário o prazo pode se estender. Para recrutamento dos avaliadores os princípios fundamentais são: titularidade e a especialização na área/tema. A lista dos pareceristas está na subseção “Conselho Editorial”.
A Revista SBTI tem publicação trimensal, ou seja, quatro publicações anuais.
A Revista SBTI oferece livre acesso ao seu conteúdo, disponibilizados na página da Internet www.sbti.com.br. A Revista segue o princípio da democratização mundial do conhecimento e acredita que o conhecimento científico deve ser compartilhado.
Os artigos acadêmicos e relatos de experiência devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 10 e 25 páginas.
Os demais formatos devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 03 e 15 páginas.
A formatação segue as normas da ABNT: NBR 14724 e ABNT NBR 6022:
Fonte:
Tamanho da fonte: fonte 12, para todo o texto, inclusive o título. Excetuando-se as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, que devem ser com letra 10, inclusive as notas (rodapé, ou explicativa).
Espaçamento:
Espaçamento 1,5 entre linhas – para todo o texto. Exceto casos abaixo:
Espaçamento simples entre linhas – para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações, e das tabelas, natureza do trabalho
Margens: Direita e inferior de 2 cm. Esquerda e superior de 3cm.
Tamanho da página:
Paginação: os originais devem ser paginados de forma crescente, iniciando com o número 1, em algarismos arábicos. A paginação deve ser localizada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.
Indicativo de seção: o indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título. Deve ser alinhado à esquerda. E separado por um espaço de caractere.
Títulos das seções primárias – devem começar em página ímpar e deve ser separado do texto que o sucede por um espaço entre linhas de 1,5.
Títulos das subseções – devem ser separados dos textos que os precede e sucede por um espaço de 1,5.
Títulos que ocupem mais de uma linha – devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da palavra do título.
Títulos sem indicativo numérico – os títulos sem indicativo numérico (introdução, resumo, referências) devem ser centralizados.
Ilustrações:
Identificação: devem aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (fotografia, desenho, gráfico, esquema, quadro, figura, imagem), seguida do número de ordem da ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e respectivo título.
Exemplo: Fotografia 01 – Detalhe de aplicação de toxina botulínica.Fonte consultada – após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).
Exemplo: Fonte – Acervo particular de Dr. Tarley de Barros.Citar a ilustração no texto – as ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Itálico: usado para termos estrangeiros e títulos das referências (livros e periódicos).
Aspas: duplas para citações de até três linhas e para títulos de capítulos de livros, poemas e contos, citados no texto.
Tamanho do arquivo: até 6 mega.
Extensão do arquivo: o arquivo que for enviado para o sistema deve ser editável. Assim deve ser um arquivo no editor de texto Microsoft Word, uma vez que as configurações finais de layout serão realizadas nesse editor.
Todo o arquivo deve ter sua estrutura corrente, sem quebra de páginas entre uma seção e outra. Deve ainda seguir as formas abaixo:
Formatação do título: deve ser escrito em caixa alta (todas as letras em maiúsculas). Fonte: Arial, em negrito, fonte 12, alinhamento centralizado, espaço entre linhas simples. Depois do título o espaço é 1,5. Não deverá ter recuo de parágrafo. Lembrando que, segundo a ABNT NBR 6020, o título e o subtítulo, se houver, devem ser diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e na língua do texto.
Abaixo do título na língua vernácula, configure também a sua tradução para o idioma do abstract.
Numeração progressiva das seções: Segundo a ABNT NBR 6024 as principais divisões de um texto são: seção primária, seção secundária, terciária, quaternária e quinária.
São empregados algarismo arábicos.
O indicativo da seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.
Não se utilizam ponto, hífen ou qualquer sinal após o indicativo numérico de seção ou de seu título.
Devem-se destacar gradativamente os títulos das seções, utilizando recursos de negrito, itálico e caixa alta.
O texto deve-se iniciar em outra linha.
Exemplo:
XXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXX
1.1.1 XxxxxxxxxxAutoria:
Identificação dos autores: Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega.
Identificação dos autores: Após ser avaliado pelos pareceristas e corrigidos pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.
Número de autores: Aceitam-se até sete autores, por trabalho (desde que ambos façam parte da pesquisa).
Autor principal: Será considerado o autor principal aquele de maior titulação, este deverá vir primeiro.
Ordem de disposição da autoria: a ordem de disposição de autoria é do maior para o menor.
Nome completo: Após o título deve constar o nome completo do autor.
E-mail: Em nota de rodapé indique seu e-mail.
Titulação: em nota de rodapé indique sua maior titulação, adquirida ou em processo (especialista, mestre, mestrando, doutor, doutorando).
Área de concentração a que a titulação está vinculada: Em nota de rodapé indique-a, exemplo: Especialista em Harmonização Orofacial, área de XY – PPGH – Universidade Federal de Goiás.
Caso um dos autores seja professor universitário: no mesmo rodapé que a área de concentração deve-se indicar a afiliação institucional. Exemplo: Professor na Faculdade USP.
Currículo Lattes: no rodapé indique o endereço do currículo lattes, que deve estar atualizado no ato da submissão. O endereço do Lattes consta no próprio currículo do autor, na plataforma Lattes, abaixo da linha do nome. Deve copiá-lo e colar abaixo do nome do autor.
Formatação da autoria: fonte: Arial, tamanho 10, alinhado à direita.
Espaçamento entre linhas da autoria: simples (1.0).
Espaçamento entre título e a primeira linha da autoria: é de quatro (4) espaços simples.
Espaçamento entre a última linha de informações da autoria e a primeira do resumo: é de seis (6) espaços simples.
Resumo e Abstract
Resumo: deve ter de 100 a 250 palavras, segundo a ABNT NBR 6028.
Resumo: deve conter o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, as fontes utilizadas, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados parciais ou finais da pesquisa.
Formatação do título resumo: fonte Arial, letra 12, espaçamento entrelinhas simples. A palavra RESUMO deverá vir em caixa alta, negritado, sem dois pontos. Alinhado à esquerda.
Formatação do corpo do resumo: fonte Arial, tamanho da fonte 12, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples. Não deve ter recuo de parágrafo. O corpo do resumo não deve ser dividido em parágrafo.
Palavras-chave: devem aparecer na linha abaixo do resumo. As Keywords devem vir na linha subsequente ao Abstract. São obrigatórias apenas nos formatos de Artigo e Relatos de Experiência e Revisão Bibliográfica.
Formatação das palavras-chave: Arial, 10, negritado apenas no título (Palavras-Chave ou Keywords), justificado, seguida de dois pontos (:), separadas entre si por ponto final.
Abstract: é obrigatória a versão em Língua Inglesa do resumo (Abstract), que deverá vir ao lado da versão em português, seguindo as mesmas orientações do resumo. Resumo e Abstract deverão vir dispostos em duas colunas. Não utilize tradutores automáticos (como o Google Tradutor). Procure um especialista.
Epígrafe
Uso de epígrafe é opcional. Caso queira colocá-la no artigo, a mesma deve aparecer após as palavras-chave/Keywords e antes do corpo do texto.
A formatação da epígrafe é: letra Arial, fonte 11. Itálico. Espaçamento simples com “espaçamento antes” (a primeira linha) de 30 pt e “espaçamento depois” (a última linha) de 18 pt.
Corpo do texto
O corpo do texto pode ser constituído de quantas seções o autor desejar. Todavia apresentamos uma sugestão:
INTRODUÇÃO – na qual deve constar a apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho e a justificativa.
MATERIAIS E MÉTODOS – nesta parte do texto se faz a apresentação das fontes documentais, bem como dos procedimentos metodológicos da pesquisa, apresentando um constate diálogo com os referenciais teórico-metodológicos, bem como com a bibliografia utilizada na pesquisa.
DISCUSSÃO – nesta parte do texto o autor apresenta e problematiza os dados da pesquisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS – nesta parte, apresentam-se de forma avaliativa, reflexiva e propositiva as considerações sobre a pesquisa.
Formatação do corpo do texto: fonte: Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de um e meio (1,5), espaçamento “antes” zero (0) e “espaçamentos depois” zero (0), recuo de parágrafo: 2 cm.
Citações diretas:
Menores de três linhas: destacadas entre aspas e incorporando o corpo do texto;
Maiores de três linhas: digitadas em parágrafo separado (recuada a 4 cm), sem itálico, sem aspas, sem recuo da primeira linha.
Formatação da citação longa: Arial, tamanho 10, espaçamento simples, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt, para a última, recuo, de 4 cm.
A referência a citação pode aparecer de duas formas: Soares (1995, p. 112) ou (SOARES, 1995, p. 112).
Observação: não utilizar notas de rodapé para fazer referências às obras citadas.
Citações indiretas
Nas citações indiretas deve-se colocar a identificação do autor da ideia apresentada, colocando entre parênteses autor e ano.Notas explicativas: nunca devem ser utilizadas para referenciar obras, elas devem ser restritas ao mínimo possível e apresentadas em rodapé, de forma automática (Word ‘faixa de opções’/referências/ ‘inserir nota de rodapé’. A nota deve aparecer no corpo do texto.
Formatação das notas explicativas: fonte Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples (1,0), “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha e “espaçamento depois” de 0 pt. Não faça recuo de parágrafo.
Referências: Seguir a norma da ABNT NBR 6023/2002. Títulos das obras devem aparecer em itálico (e nunca em negrito). Organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome de entrada do autor. Exemplo: FREITAG, Oswaldo. Ozonioterapia. 3. São Paulo: Cortez, 2017.
Formatação do título (REFERÊNCIAS): Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, todas as palavras em maiúsculas (CAIXA ALTA), negrito, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
Formatação da lista de referências: Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, em espaço simples (1,0), todavia separadas entre si por “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
Textos citados da internet: deve colocar sua URL, incluídos no texto. Exemplo:
http://162.144.236.162/~sbticom estando ativos e prontos para clicar.
O texto apresentado deve ser original inédito e ainda não estar sendo avaliado para publicação em outra revista.
Tal como foi apresentado no item 1, a Revista SBTI publica trabalhos produzidos na intersecção Ciências Biológicas, a partir da área da Odontologia.
A Revista SBTI irá publicar trabalhos produzidos na área da Odontologia.
A Revista SBTI receberá artigos referentes aos seguintes gêneros textuais:
Artigos Acadêmicos.
Resenhas Críticas: de obras acadêmicas, literárias ou artísticas.
Relatos de Experiência: de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros.
Revisões Bibliográficas: desde que expressamente relacionadas às áreas da Odontologia.
Notas de Pesquisa: relatórios parciais e/ou finais de pesquisa.
Entrevistas: com expoentes e reconhecidas personalidades, (professores(as), pesquisadores(as), notórios saberes, lideranças sociais, artísticas).
A primeira etapa consiste em uma avaliação prévia, para ver se os trabalhos estão de acordo com as normas exigidas. Os trabalhos recebidos (artigos, resenhas, relatos de experiência, revisões bibliográficas, notas de pesquisas, entrevistas) que não estiverem de acordo com as normas da Revista SBTI serão devolvidos a seus autores, para as devidas adequações.
A segunda etapa consiste no encaminhamento dos trabalhos para avaliação dos pareceristas. Esses poderão exigir modificações e adequações, na estrutura ou no conteúdo dos textos. Esta submissão é avaliada por dois pareceristas. Se não houver divergência de opiniões sobre a publicação o trabalho será enviado para um terceiro parecerista. A avaliação dos trabalhos levará em conta vários fatores, tais como: a coesão textual, lógica racional entre os argumentos apresentados, apresentação objetiva da problemática desenvolvida, diálogo com a literatura especializada, e finalmente, adequação do texto ao padrão culto da língua, mas de forma que o conhecimento possa ser socializado, sem prejuízo da qualidade da informação. Geralmente o tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de três meses, desde que o trabalho seja “aprovado para publicação” nas duas avaliações. Caso contrário o prazo pode se estender. Para recrutamento dos avaliadores os princípios fundamentais são: titularidade e a especialização na área/tema. A lista dos pareceristas está na subseção “Conselho Editorial”.A Revista SBTI tem publicação trimensal, ou seja, quatro publicações anuais.
A Revista SBTI oferece livre acesso ao seu conteúdo, disponibilizados na página da Internet www.sbti.com.br. A Revista segue o princípio da democratização mundial do conhecimento e acredita que o conhecimento científico deve ser compartilhado.
Os demais formatos devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 03 e 15 páginas.
A formatação segue as normas da ABNT: NBR 14724 e ABNT NBR 6022:
Fonte:
Tamanho da fonte: fonte 12, para todo o texto, inclusive o título. Excetuando-se as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, que devem ser com letra 10, inclusive as notas (rodapé, ou explicativa).
Espaçamento:
Espaçamento 1,5 entre linhas – para todo o texto. Exceto casos abaixo:
Espaçamento simples entre linhas – para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações, e das tabelas, natureza do trabalho
Margens: Direita e inferior de 2 cm. Esquerda e superior de 3cm.
Tamanho da página:
Paginação: os originais devem ser paginados de forma crescente, iniciando com o número 1, em algarismos arábicos. A paginação deve ser localizada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.
Indicativo de seção: o indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título. Deve ser alinhado à esquerda. E separado por um espaço de caractere.
Títulos das seções primárias – devem começar em página ímpar e deve ser separado do texto que o sucede por um espaço entre linhas de 1,5.
Títulos das subseções – devem ser separados dos textos que os precede e sucede por um espaço de 1,5.
Títulos que ocupem mais de uma linha – devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da palavra do título.
Títulos sem indicativo numérico – os títulos sem indicativo numérico (introdução, resumo, referências) devem ser centralizados.
Ilustrações:
Identificação: devem aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (fotografia, desenho, gráfico, esquema, quadro, figura, imagem), seguida do número de ordem da ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e respectivo título.
Exemplo: Fotografia 01 – Detalhe de aplicação de toxina botulínica.Fonte consultada – após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).
Exemplo: Fonte – Acervo particular de Dr. Tarley de Barros.Citar a ilustração no texto – as ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Itálico: usado para termos estrangeiros e títulos das referências (livros e periódicos).
Aspas: duplas para citações de até três linhas e para títulos de capítulos de livros, poemas e contos, citados no texto.
Tamanho do arquivo: até 6 mega.
Extensão do arquivo: o arquivo que for enviado para o sistema deve ser editável. Assim deve ser um arquivo no editor de texto Microsoft Word, uma vez que as configurações finais de layout serão realizadas nesse editor.
Todo o arquivo deve ter sua estrutura corrente, sem quebra de páginas entre uma seção e outra. Deve ainda seguir as formas abaixo:
Formatação do título: deve ser escrito em caixa alta (todas as letras em maiúsculas). Fonte: Arial, em negrito, fonte 12, alinhamento centralizado, espaço entre linhas simples. Depois do título o espaço é 1,5. Não deverá ter recuo de parágrafo. Lembrando que, segundo a ABNT NBR 6020, o título e o subtítulo, se houver, devem ser diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e na língua do texto.
Abaixo do título na língua vernácula, configure também a sua tradução para o idioma do abstract.
Numeração progressiva das seções: Segundo a ABNT NBR 6024 as principais divisões de um texto são: seção primária, seção secundária, terciária, quaternária e quinária.
São empregados algarismo arábicos.
O indicativo da seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.
Não se utilizam ponto, hífen ou qualquer sinal após o indicativo numérico de seção ou de seu título.
Devem-se destacar gradativamente os títulos das seções, utilizando recursos de negrito, itálico e caixa alta.
O texto deve-se iniciar em outra linha.
Exemplo:
XXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXX
1.1.1 XxxxxxxxxxAutoria:
Identificação dos autores: Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega.
Identificação dos autores: Após ser avaliado pelos pareceristas e corrigidos pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.
Número de autores: Aceitam-se até sete autores, por trabalho (desde que ambos façam parte da pesquisa).
Autor principal: Será considerado o autor principal aquele de maior titulação, este deverá vir primeiro.
Ordem de disposição da autoria: a ordem de disposição de autoria é do maior para o menor.
Nome completo: Após o título deve constar o nome completo do autor.
E-mail: Em nota de rodapé indique seu e-mail.
Titulação: em nota de rodapé indique sua maior titulação, adquirida ou em processo (especialista, mestre, mestrando, doutor, doutorando).
Área de concentração a que a titulação está vinculada: Em nota de rodapé indique-a, exemplo: Especialista em Harmonização Orofacial, área de XY – PPGH – Universidade Federal de Goiás.
Caso um dos autores seja professor universitário: no mesmo rodapé que a área de concentração deve-se indicar a afiliação institucional. Exemplo: Professor na Faculdade USP.
Currículo Lattes: no rodapé indique o endereço do currículo lattes, que deve estar atualizado no ato da submissão. O endereço do Lattes consta no próprio currículo do autor, na plataforma Lattes, abaixo da linha do nome. Deve copiá-lo e colar abaixo do nome do autor.
Formatação da autoria: fonte: Arial, tamanho 10, alinhado à direita.
Espaçamento entre linhas da autoria: simples (1.0).
Espaçamento entre título e a primeira linha da autoria: é de quatro (4) espaços simples.
Espaçamento entre a última linha de informações da autoria e a primeira do resumo: é de seis (6) espaços simples.
Resumo e Abstract
Resumo: deve ter de 100 a 250 palavras, segundo a ABNT NBR 6028.
Resumo: deve conter o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, as fontes utilizadas, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados parciais ou finais da pesquisa.
Formatação do título resumo: fonte Arial, letra 12, espaçamento entrelinhas simples. A palavra RESUMO deverá vir em caixa alta, negritado, sem dois pontos. Alinhado à esquerda.
Formatação do corpo do resumo: fonte Arial, tamanho da fonte 12, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples. Não deve ter recuo de parágrafo. O corpo do resumo não deve ser dividido em parágrafo.
Palavras-chave: devem aparecer na linha abaixo do resumo. As Keywords devem vir na linha subsequente ao Abstract. São obrigatórias apenas nos formatos de Artigo e Relatos de Experiência e Revisão Bibliográfica.
Formatação das palavras-chave: Arial, 10, negritado apenas no título (Palavras-Chave ou Keywords), justificado, seguida de dois pontos (:), separadas entre si por ponto final.
Abstract: é obrigatória a versão em Língua Inglesa do resumo (Abstract), que deverá vir ao lado da versão em português, seguindo as mesmas orientações do resumo. Resumo e Abstract deverão vir dispostos em duas colunas. Não utilize tradutores automáticos (como o Google Tradutor). Procure um especialista.
Epígrafe
Uso de epígrafe é opcional. Caso queira colocá-la no artigo, a mesma deve aparecer após as palavras-chave/Keywords e antes do corpo do texto.
A formatação da epígrafe é: letra Arial, fonte 11. Itálico. Espaçamento simples com “espaçamento antes” (a primeira linha) de 30 pt e “espaçamento depois” (a última linha) de 18 pt.
Corpo do texto
O corpo do texto pode ser constituído de quantas seções o autor desejar. Todavia apresentamos uma sugestão:
CONSIDERAÇÕES FINAIS – nesta parte, apresentam-se de forma avaliativa, reflexiva e propositiva as considerações sobre a pesquisa.
Formatação do corpo do texto: fonte: Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de um e meio (1,5), espaçamento “antes” zero (0) e “espaçamentos depois” zero (0), recuo de parágrafo: 2 cm.
Citações diretas:
Menores de três linhas: destacadas entre aspas e incorporando o corpo do texto;
Maiores de três linhas: digitadas em parágrafo separado (recuada a 4 cm), sem itálico, sem aspas, sem recuo da primeira linha.
Formatação da citação longa: Arial, tamanho 10, espaçamento simples, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt, para a última, recuo, de 4 cm.
A referência a citação pode aparecer de duas formas: Soares (1995, p. 112) ou (SOARES, 1995, p. 112).
Observação: não utilizar notas de rodapé para fazer referências às obras citadas.
Citações indiretas
Nas citações indiretas deve-se colocar a identificação do autor da ideia apresentada, colocando entre parênteses autor e ano.Notas explicativas: nunca devem ser utilizadas para referenciar obras, elas devem ser restritas ao mínimo possível e apresentadas em rodapé, de forma automática (Word ‘faixa de opções’/referências/ ‘inserir nota de rodapé’. A nota deve aparecer no corpo do texto.
Formatação das notas explicativas: fonte Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples (1,0), “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha e “espaçamento depois” de 0 pt. Não faça recuo de parágrafo.
Referências: Seguir a norma da ABNT NBR 6023/2002. Títulos das obras devem aparecer em itálico (e nunca em negrito). Organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome de entrada do autor. Exemplo: FREITAG, Oswaldo. Ozonioterapia. 3. São Paulo: Cortez, 2017.
Formatação do título (REFERÊNCIAS): Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, todas as palavras em maiúsculas (CAIXA ALTA), negrito, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
Formatação da lista de referências: Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, em espaço simples (1,0), todavia separadas entre si por “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
Textos citados da internet: deve colocar sua URL, incluídos no texto. Exemplo: http://162.144.236.162/~sbticom estando ativos e prontos para clicar.
O texto apresentado deve ser original inédito e ainda não estar sendo avaliado para publicação em outra revista.
Tal como foi apresentado no item 1, a Revista SBTI publica trabalhos produzidos na intersecção Ciências Biológicas, a partir da área da Odontologia.